O Macramê é uma técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta. É uma forma de tecelagem manual. Trabalhando com os dedos, os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas decorativas.
O macramê é tão versátil que ao longo da história aparece na arte folclórica chinesa dos anos 600 d.C., em peças árabes do século XIII, nos navios espanhóis das Grandes Navegações e também na Corte Inglesa da Rainha Maria I. Ele seguiu sendo ensinado pelos séculos até ressurgir como sensação da moda nos EUA nos anos 1970. Hoje o macramê segue em alta, como tendência para decoração mas, principalmente, como uma forma que mulheres do mundo todo estão encontrando para se reconectar consigo mesmas.
O mundo moderno exige que sejamos saudáveis e produtivos, e essa pressão muitas vezes faz mal porque não nos deixa ter prazer pelo prazer. E é por isso que eu fiquei tão feliz em ter contato com essa arte milenar. Fazer macramê me faz bem. É um momento de aconchego. Vou te confessar: quando faço macramê, eu tenho uma sensação diferente de qualquer outra. Estou produzindo algo lindo com minhas próprias mãos.
Por osanamacrame.com.br
Um fato fundamental é saber a origem primária do Macramê. Os espanhóis aprenderam o ofício com os povos africanos Mouros e o espalharam pelo sul da Europa, era uma arte bem estabelecida na França e depois sendo introduzida na Inglaterra no final dos anos 1.600.